quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Maça assada com cobertura de crumble

Uma das coisas que gosto no inverno é maçã assada. Vocês podem dizer assim, "mas isso come-se todo o ano!" E é verdade, mas tanto eu como o meu marido gostamos delas é no inverno, comidas ainda quentes, com um belo aroma a canela. E foi assim, que num destes dias me lembrei de as assar mas com uma cobertura crocante. Ficaram uma delicia e foi a sobremesa perfeita para o dia de chuva que se fazia sentir (tal como hoje).


Ingredientes:
- 2 maçãs (usem as que mais gostarem)
- sumo de meio limão
- 110gr de farinha de trigo
- 50gr de açúcar mascavado
- 60gr de manteiga
- canela em pó a gosto


Preparação:
Comece por arranjar as maçãs. Lave-as e com um descaroçador retire todo o centro das maçãs. Corte-as ao meio no sentido da largura para ficar com uma espécie de donuts de maçã. Ponha-as numa assadeira e regue com o sumo de limão para não oxidar. Reserve.
Numa tigela coloque a farinha, o açúcar, canela a gosto e a manteiga. Amasse com as pontas dos dedos. A ideia é irmos esfarelando os ingredientes para obtermos a textura de pão ralado grosso.
Cubra as maçãs com esta mistura e leve ao forno a 160C durante uns 50 minutos. O tempo têm de ser suficiente para as maçãs assarem mas precisa ter cuidado para o crumble não queimar. Se necessário tape com alumínio.
Sirva ainda morno. É uma delicia.

7 comentários: