segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Lasanha com bolonhesa e puré de abóbora

Na casa dos meus pais não era comum comer este tipo de pratos. Continua a não ser pois os meus pais não são muito apreciadores. Eu lembro-me de comprar uma lasanha de comprar, provar e simplesmente odiar o sabor e a partir desse dia nunca mais quis ouvir falar de tal prato. O meu marido, na altura namorado, também não era apreciador de lasanha. Mas, somos os dois, apaixonados por Itália e pela sua gastronomia. Como é que era possível não comermos lasanha? Ainda por cima adoramos pastas, bolonhesas, queijos, entre outras coisas tão boas.
Um dia, nas compras, lembrei-me de comprar folhas de massa fresca e aventurar-me. Experimentei e desde aí somos grandes apreciadores. Às vezes acho que tenho uma costela italiana, pelo menos no meu coração, sem dúvida.


Ingredientes:
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho esmagados
- azeite q.b.
- 400gr de carne de vaca picada
- 1 chouriço corrente picado
- 500ml de caldo de carne (eu usei caldo de frango caseiro)
- sal e pimenta q.b.
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 12 placas de massa fresca (usei de compra)
- 1 mozzarella
- 2 fatias de abóbora menina (aproximadamente 1/4)
- 50gr de queijo feta

Para o molho bechamel:
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 250ml de leite morno
- sal e pimenta q.b.
- noz moscada q.b.
- 1 gema de ovo


Preparação:
Esta receita requer alguma preparação, vamos por partes.
Retire a casca à abóbora e coloque-a num tabuleiro e leve ao forno a assar a uns 180ºC até ficar macia. Nessa altura retire a abóbora do forno, coloque no processador e triture. Adicione o queijo feta e triture novamente até ficar um puré sedoso. Reserve.

Leve um tacho ao lume com a cebola picada e um fio de azeite. Deixe a cebola cozinhar um pouco e adicione o alho esmagado. Os tempos são diferentes, pois o alho queima muito mais depressa. Junte a carne de vaca e o chouriço, ambos picados e frite, mexendo sempre. Adicione a polpa de tomate e cozinhe um pouco. 
O caldo que eu usei é caseiro, vocês podem usar de compra, aconselho a usarem-no morno, por isso aqueçam um pouco. Adicionem caldo à carne e deixem cozinhar. Vão adicionando caldo conforme necessário. No final queremos a carne cozinhada, não deve estar completamente seca, mas também não a queremos cheia de molho. Queremos uma bolonhesa cremosa, por isso não acrescente o caldo todo de uma vez, vão acrescentando conforme necessário. Temperem de pimenta e sal, mas não se esqueçam que o caldo tem temperos, por isso tenham cuidado, provem tudo. 

Façam o molho bechamel. Leve ao lume um tachinho com a manteiga, quando derreter acrescente a farinha e mexa bem com a vara de arames. Acrescente o leite morno, em fio e sempre a bater com a vara para não ficar um molho cheio de grumos. Acrescente a gema de ovo e bata bem Deixe cozinhar um pouco para engrossar. Tempere de sal, pimenta e com um pouco de noz moscada. 
A gema de ovo pode parecer-vos estranho, mas foi uma dica que me deram e desde aí que coloco sempre e adoro. 

Agora que temos todos os componentes só temos de montar a nossa lasanha. 
Coloque um pouco de molho bechamel no fundo da assadeira. Cubra com placas de massa, Depois metade do puré de abóbora, nova camada de placas de massa, a seguir bolonhesa de carne, novamente placas de massa, o restante puré de abóbora e cobrimos com massa. No final colocamos o bechamel bem espalhado e a mozzarella em pedaços.

Leve ao forno que deve estar pré-aquecido a 180ºC, durante uns 25/30 minutos, até a lasanha estar douradinha.
Bom apetite.

3 comentários:

  1. Cá em casa adoramos lasanha! Ainda ontem fiz mas substituí as folhas de massa por folhas de beringela! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de experimentar com beringela, já ando para o fazer há algum tempo :)
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar
  2. Às vezes é preciso fazermos nós as coisas para as apreciarmos totalmente! Nada como uma refeição caseirinha e personalizada. Essa lasanha deve ser deliciosa, nem se compara às congeladas! :)

    ResponderEliminar