terça-feira, 3 de novembro de 2015

Iogurte grego caseiro

Eu adoro iogurte grego, juntamente com granola e frutos vermelhos, é o meu pequeno almoço favorito, principalmente no verão. Por isso costumava comprar. Mas usando vi este post da Luarte passei a fazer iogurtes em casa mesmo sem iogurteira.
Ficam cremosos e absolutamente deliciosos. Costumava usar leite normal até que vi a dica da Joana Roque para usar leite do dia e agora faço com esse. Não são difíceis de fazer mas é preciso alguma paciência para aguardar o processo. Querem ver como os faço?

                                
Ingredientes:
- 1 litro de leite do dia
- 1 iogurte natural
- adoçante a gosto, podem usar açúcar, mel ou como fazer como eu e usar xilitol

                                

Preparação:
Comece por levar o leite a lume e deixe aquecer até começar a fazer bolinhas de lado. Nessa altura retire do lume e passe o leite para um recipiente de vidro ou cerâmica. 
Deixe arrefecer até aos 45ºC. Se é como eu e não possui termómetro, use a dica que a Luarte ensinou. Coloque o dedo indicador no leite e se aguentar a temperatura por dez segundos, o leite está no ponto para receber o iogurte. 
Adicione então, o iogurte ao leite e bata com uma vara de arames. Nesta altura pode adoçar o iogurte. Eu usei o xilitol que me foi gentilmente oferecido pela MyProtein. 
Tape o recipiente com uma tampa ou um prato e embrulhe numa manta bem quentinha.
Pré-aqueça o forno a 180ºC durante 1 minuto. Desligue o forno e coloque o vosso (futuro) iogurte dentro do forno. Deixe fermentar durante 12h, sem abrir a porta do forno. Esta é a parte em que precisamos ter paciência. Eu costumo preparar o iogurte à noite e deixo-o a fermentar até de manhã.
Passados as 12h devemos ter um iogurte gigante. Para quem quer iogurtes normais para nesta altura, mas para quem quer iogurte grego tem ainda um passo à fazer.

Para iogurte grego:
Coloque um coador grande ou um passador/peneira, sobre um recipiente bem lavado e seco. Dentro do coador coloque um pano de cozinha lavado, ou musselina. Coloque o iogurte dentro do pano. Tape com um prato e coloque dentro do frigorífico umas duas horas.
O que se pretende é que o iogurte largue o soro e fique consistente. 
Passado esse tempo, retire o iogurte e mexa-o. Pode colocar num frasco grande ou fazer como eu e dividir por frascos pequenos em doses individuais, prontos a irem connosco para qualquer lado.

                              

Nota 1: na imagem podem ver o meu pequeno almoço favorito, iogurte grego, frutos vermelhos e granola caseira.
Nota 2: depois de escorrer o iogurte, ficamos com cerca de meta do original. Perde-se qualidade mas eu prefiro o iogurte assim consistente.

Muito obrigado à MyProtein pelo envio do Xilitol, adorei.

4 comentários:

  1. Ha muitos anos que faço os meus iogurtes em casa. Ja a minha mae os fazia! Adoro! E podemos fazer o sabor que mais nos apetece! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso a minha mãe não faz iogurtes. Deve ser das poucas coisas que ela nunca fez. Isto porque sou filha única e era também a única pessoa a comer iogurtes. Depois comecei a ter curiosidade no assunto e pensei comprar uma máquina para os fazer, mas isso nunca aconteceu. Agora faço todas as semanas e adoro :)
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar