Caril de frango

Já aqui falei do quanto adoro programas de culinária. Sim, a minha televisão está muitas vezes no FoodNetwork ou no 24 Kitchen. Também sou apaixonada por livros de culinária. Não os consigo ter na cozinha (infelizmente), mas na sala tenho um lugar reservado apenas para eles. 
Mas voltando aos programas de culinária. Num destes dias vi o Jamie Oliver fazer uma pasta de caril que me pareceu deliciosa e simples. Confesso que nunca tinha feito um prato de caril, apenas chamuças e nada mais. Mas escrevi a receita à pressa e esta nunca mais me saiu da cabeça.
Num destes dias apetecia-me mesmo experimentar e não perdi mais tempo. Fiz as alterações necessárias à receita para ficar com o meu toque. Já sabem que sou péssima a seguir receitas. Acabo sempre por colocar o meu cunho pessoal. Resultado: adoramos! Ficou um prato delicioso, cheio de sabor. Vocês têm mesmo de experimentar!


Ingredientes:
- pernas de frango (usei perna e coxa)
- meio pimento amarelo
- 1 colher de chá de açafrão 
- 2 colheres de chá de mistura de caril em pó 
- 1 malagueta fresca (retirei as sementes)
- 2 cebolas
- 4 dentes de alho
- gengibre fresco (um pedaço com +\- 2cm)
- 1 colher de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de polpa de tomate (usei caseira)
- um pouco de vinagre de vinho tinto
- 500ml de caldo caseiro 
- grão de bico 
- sal e pimenta q.b.
- azeite q.b.
- coentros picados

Preparação:
Num picador coloque o meio pimento amarelo sem as sementes, o açafrão, o caril em pó, a malagueta, uma cebola descascada e cortada em quatro (apenas para facilitar o processo), os dentes de alho descascados, o gengibre sem a pele e o mel. Pique tudo para formar uma pasta e reserve.
Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta. Aqueça um tacho com um fio de azeite e frite o frango. 
Retire o frango do tacho e adicione a outra cebola picada. Cozinhe a cebola até ficar translúcida e adicione a polpa de tomate e o vinagre. Com a colher de pau raspe bem o fundo da panela, o vinagre vai ajudar a largar todos os pedacinhos de frango que lá ficaram agarrados. Deixe ferver até evaporar o vinagre.
Adicione a pasta de caril que preparou no picador e o caldo quente. Junte também o grão de bico, usei uma lata das pequenas e o frango. 
Deixe cozinhar aproximadamente 30 minutos. Mas não se esqueça de retificar os temperos.
Polvilhe de coentro picados e sirva com arroz branco.