sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Tarte de chocolate e caramelo salgado

E o fim de semana chegou. Às vezes parece que os dias não passam, mas quando dá-mos por ela a semana chegou ao fim, o mês de Outubro já passou do meio e o final do ano aproxima-se a passos largos. 
Num destes fins de semana em família, lembrei-me de fazer uma tarte que agrada a todos, com chocolate e caramelo. Foi um sucesso e as amoras foram mesmo "a cereja no topo do bolo", pois conferiu o toque acido que a tarte necessitava.
Se não souberem o que fazer de sobremesa para este fim de semana experimentem esta minha tarte e depois digam-me o que acharam.
Bom fim de semana a todos.


Ingredientes para o caramelo:
- 200gr de açúcar
- um pouco de água
- 200ml de natas
- 50gr de manteiga
- uma pitada de flor de sal

Ingredientes para a massa:
- 100gr de açúcar em pó
- 100gr de manteiga
- 250gr de farinha
- 80gr de cacau em pó
- 20 ml de leite
- 3 gemas
- 1 pitadinha de sal

Ingredientes para a ganache de chocolate:
- 200gr de chocolate negro
- 200ml de natas
- 1 colher de sopa de manteiga

- amoras ou outro fruto vermelho a gosto


Preparação do caramelo:
Leve ao lume uma caçarola com o açúcar e um pouco de água para fazermos um caramelo. Quando o caramelo estiver com uma boa cor, adicione a manteiga e envolva bem. Depois envolva as natas. Com muito cuidado e pouquinho de cada vez, para que o caramelo não comece a salpicar. Isto é muito perigoso, uma queimadura de caramelo pode ser bastante doloroso. Envolva bem e verá que o creme começa logo a ganhar uma consistência cremosa. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco para parar de ferver.
 Leve ao frigorífico para arrefecer totalmente antes de utilizar.

Preparação da ganache de chocolate:
Leve ao lume as natas, até aquecerem mas sem ferver. Parta o chocolate e adicione-o às natas quentes. Mexa bem para o chocolate derreter e envolver nas natas. Por fim adicione a manteiga para a ganache ficar brilhante.
Leve ao frigorífico para arrefecer.

Preparação da massa da tarte:
Num processador coloque todos os ingredientes. A farinha, o cacau, o açúcar, o leite, as gemas e a manteiga. Ligue o processador até tudo se misturar bem. A massa ficará a parecer migalhas, não se preocupe pois é mesmo assim.
Coloque a massa numa bancada polvilhada de farinha e forme uma bola. Estique-a com o rolo da massa e coloque numa tarteira untada com manteiga. Por cima da massa coloque papel vegetal e feijões secos. Isto é importante, pois desta forma a massa no forno irá cozer sem inchar. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC mais ou menos 30 minutos ou até a massa estar cozida e bem douradinha.
Retire-a do forno e deixe arrefecer.

Montagem:
Quando a base da tarte estiver fria, coloque o caramelo e espalhe bem. Por cima coloque a ganache de chocolate e termine com as amoras.
Leve ao frigorífico até à hora de servir.
Bom apetite.

4 comentários:

  1. Olha, nem sei o que dizer! Eu adoro a combinação de chocolate com caramelo salgado! Mergulhava já nessa tarte como se não houvesse amanhã! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahaha até me fizeste rir e olha que nos últimos dias tenho tido pouca vontade. Obrigada minha querida :)
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar
  2. Fiquei curiosa com o sabor desta tarte :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós adoramos! Espero que experimentes e gostes :)
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar