quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Cobra na toca e morcegos crocantes - Paté de atum e chips de tortilhas

Quando andava a planear as receitas para o Halloween, o meu objectivo passava por vos apresentar receitas simples e de que toda a gente gosta. Por vezes caímos no erro de complicar e tornar tudo um pesadelo quando podemos resolver o assunto com receitas simples.
O que vos apresento hoje é um simples paté de atum que decorei com uma cobra de azeitonas. Nada mais simples e que fica pronto em pouco tempo. Para acompanhar, em vez das tradicionais tostas, optei por cortar tortilhas com um cortador em formato de morcego e tostar no forno. Ficou muito bom.


Ingredientes:
- 2 latas de atum em azeite
- 2 ovos cozidos
- maionese q.b.
- Pimenta q.b.
- umas gotas de sumo de limão 
- tortilhas (podem ser caseiras ou de compra)
- azeite q.b.
- uma pitada de flor de sal 
- azeitonas pretas sem caroço 


Preparação: 
Comece pelas tortilhas. Primeiro ligue o forno a 180 . Corte as tortilhas com um cortador alusivo. Usei o único que tenho que se enquadra no tema do Halloween - morcegos.
Coloque as chips num tabuleiro de ir ao forno. Salpique com flor de sal é um fio de azeite, muito pouco mesmo. Leve ao forno a tostar, mas esteja de olho pois é um processo rápido. Vire-as a meio para tostarem dos dois lados.

Num copo alto coloque os ovos cozidos e descascados, o azeite escorrido e alguma maionese. Pique com a varinha mágica (também pode usar o processador de alimentos). Verifique a textura e se necessitar acrescente maionese. Tempere com pimenta e umas gotas de sumo de limão.

Coloque o paté num prato e decore. Use as azeitonas para fazer a cobra. Para a língua usei duas raspas de cenoura que introduzi na azeitona. Com a ajuda de um palito é um pouco de maionese fiz os olhos.

Sirva acompanhado pelas chips de tortilha.


4 comentários:

  1. Este ano não tenho feito nada com as comidas! O meu filho do meio anda fascinado com o halloween mas eu tenho tido tanto trabalho e ando tao cansada que o jantar tem sido sopa! Ainda agora, sao estas belas horas e estou a supervisionar o meu filho a fazer os trabalhos de casa. Ele hoje trazia 7 fichas frente e verso... Uma criança do primeiro ano! É revoltante, as crianças estão a deixar de ser crianças para serem maquinas. Está a deixar de haver tempo para brincar, o dia é passado na escola e o fim do dia é passado a fazer trabalhos e mais trabalhos. No meu tempo não era assim e sou alguém na vida. Felizmente o fim de semana está ai e vou poder compensa-los com umas comidinhas assustadoras!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto de facto é revoltante. Os adultos cada vez trabalham mais, chegamos a casa tarde e exaustos, sem tempo para nada. Os miúdos começam logo com uma carga escolar pesadíssima e nem vou falar dos exames no quarto ano, pois acho ridículo submeter crianças tão pequenas a tal pressão.
      Sabes o que te digo, vivemos para trabalhar e temos cada vez menos tempo para os prazeres da vida. O tempo voa e quando damos por ela os melhores momentos já passaram :(
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que ideia tão gira é simples mas tão eficaz Adorei de verdade, sou suspeita porque patê de atum é uma das coisas que eu levava para a ilha deserta mas a cobra e os morcego que engraçado, ficou fantástico :D

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico verdadeiramente feliz por ter gostado :)
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar