sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Doces de Natal VIII - Pão de Ló tradicional

Para terminar os doces de natal nada como um delicioso Pão de Ló. É uma receita que já anda pelo blogue, mas nunca é demais partilhar está fantástica receita. É assim terminam as minhas sugestões de doces para a vossa ceia. Bem sei que não partilhei aqueles doces mais tradicionais, como rabanadas, formigos ou aletria. Optei por doces diferentes que passam muitas vezes pela nossa mesa. Nos próximos dias ainda haverá duas sugestões de prendas caseiras e entretanto o Natal está à porta.
Espero sinceramente que tenham gostado de todas as sugestões.



Ingredientes:
7 ovos inteiros
5 gemas
200gr de açúcar
200gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento

Preparação:
Coloque numa tigela os ovos, as gemas e o açúcar. Bata com a batedeira durante 25 minutos. Acreditem que faz diferença bater tanto tempo. No final dos 25 minutos temos um creme muito leve e fofo e isso é fundamental para o sucesso do pão de ló.

Peneire a farinha com o fermento e envolva aos poucos e de forma muito delicada ao preparado dos ovos.

Forre uma forma com papel para pão de ló, ou papel vegetal (se não tiver unte-a com manteiga e polvilhe de farinha). Coloque a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35/40 minutos. Se tiver um forma tradicional de barro talvez leve mais tempo pois a forma é mais grossa. Se não tiver esta forma, tape o pão de ló com papel de aluminio e deixe cozer uns 20/25minutos. Verifique o ponto de cozedura e retire o papel para ganhar cor.

É uma delicia e agora de inverno faço muitos!

2 comentários:

  1. Bem simples e sempre muito delicioso. É uma ideia muito boa fazer uma pão de ló para quem não quer comer o bolo principal com cremes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é. Há smepre quem não queria bolos com cremes e um pão de ló é sempre bom :)
      Beijinhos

      Eliminar