segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Doces de Natal IV - Bolachinhas húngaras

A caminhada para o Natal está quase a chegar ao fim. Daqui a 10 dias é o dia de Natal. Por isso, esta semana iremos continuar com as receitas de doces para as vossas mesas de ceia ficarem ainda mais deliciosas.
Todos os anos faço as famosas bolachinhas húngaras, tem de haver sempre. Podemos não comer no dia 24 mas no dia 25 ao pequeno almoço é habitual comer algumas. São deliciosas.
Há dois anos, para além de fazer as bolachas "normais" fiz ainda um pequena brincadeira. Uns pinheirinhos tão lindos.



Ingredientes:
300gr de farinha
50gr de amido de milho
150gr de manteiga
100gr de açúcar em pó
1 pitada de sal
3 gemas de ovo
raspa de limão
gema de ovo para pincelar

Preparação:
Coloque todos os ingredientes numa tigela e bata.
Eu bati com a batedeira e os arames para massas.
Estenda a massa, corte as bolachas e disponha num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Pincele as bolachas com a gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 180º.
Depois de cozidas pode rechear com compotas ou geleias a gosto ou mergulha-las em chocolate derretido, que foi o que eu fiz.
Derreti chocolate de culinária com uma colher de sopa e açúcar em pó a gosto. Mergulhei as bolachas neste chocolate e voltei a colocar no tabuleiro para estas secarem.

Nota: para fazer o pinheirinho, usei um conjunto de cortadores redondos. Uma bolacha de cada tamanho para formar o "corpo" do pinheiro e uma estrela para o topo. Antes de cozer espetei a estrela num palito e na bolacha mais pequena que fica no topo do pinheirinho. Depois de cozidas, passei-as pelo chocolate e fiz a montagem. Ficou giro na nossa mesa.



1 comentário: