quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Torta de Azeitão

É verdade que esta receita já consta do blogue, mas na altura publiquei a receita simples, para uma torta pequenina. O que eu tenho feito é no fundo duas massas uma enrola sobre a outra. Isso faz com que a torta fiquei muito maior e com muitas voltas. Quando cortamos uma fatia, fica muito mais bonito. 
Claro que é muito bolo, às vezes come-se tudo outras vezes sobra. Mas cá em casa nada se estraga. No outro dia conversava com uma amiga no Facebook e chegamos à conclusão que temos habitos muito parecidos. Quando sobra torta, por exemplo, o que fazemos é congelar. Depois com essas sobras podemos fazer deliciosos trifles. E esta torta fica tão bem num trifle.
Por isso se o tamanho vos impede de fazer esta delícia, ficam com esta dica. Não deitem fora, congelem e mais tarde fazem outra sobremesa deliciosa.



Ingredientes para a torta:
10 ovos
300gr de açúcar
250gr de farinha
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de chá de fermento
1 colher de café de bicarbonato de sódio

Ingredientes para o doce de ovos:
250ml de água
300gr de açúcar
12 gemas
1 pau de canela
casca de limão
2 colher de sopa de amido de milho



Preparação do doce de ovos:
Leve ao lume um tacho com a água, o açúcar, o limão e a canela. Deixe ferver durante 6/7 minutos e formar assim uma calda.
À parte misture as gemas com o amido de milho e mexa bem. Adicione um pouco de leite, pouco para ajudar a dissolver o amido e assim não ganhar grumos.
Adicione a calda em fio e mexa sempre para não ficar com ovos mexidos.
Leve depois ao lume até engrossar. E está pronto a usar. 
Deixe arrefecer antes de rechear a torta.

Preparação da torta:
Numa tigela coloque os ovos, a pitada do sal e o açúcar. Bata tudo com a batedeira durante uns 10minutos. Até estar um creme clarinho e bastante leve. 
Peneire a farinha, o bicarbonato e o fermento e adicione sem bater. Com movimentos muito suaves, para envolver bem mas não perder o ar.

Divida a massa para dois tabuleiros rectangular forrados com papel vegetal e leve ao forno que já deve estar quente a 180ºC. No meu forno reparei que demora uns 10 minutos. Mas espete um palito e se vir que está crua mas já tem cor, tape com papel de alumínio e deixe cozer mais um pouco.

Retire um tabuleiro do forno e desenfor-me em cima de um pano polvilhado com açúcar. Barre bem com o doce de ovos e enrole pelo lado do comprimento do tabuleiro. Reserve esta torta.
Retire o outro tabuleiro do forno, e faça da mesma forma. Desenforme em cima de um pano polvilhado com açúcar e barre com o doce de ovos (tente reservar algum doce de ovos para a decoração). Pegue na outra torta e coloque em cima desta. A ideia é enrolar a segunda torta à volta da primeira e ficarmos com uma torta só mas bem maior.
Por fim, cubra a torta com o que restou do doce de ovos e decore a gosto.




8 comentários: