quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Nuggets de frango caseiros

Alguns itens que faziam parte da minha lista de compras, simplesmente desapareceram. Já aqui vos falei dos hamburgueres, escolho a carne, peço para picar e em casa junto ingredientes a gosto e faço os meus próprios hamburguers. Hoje mostro-vos como faço os nuggets de frango.
Costumava comprar para ter em casa, num momento de aperto, tinha algo que bastava pôr no forno ou na frigideira e era rápido. O problema é que quando comecei a ler os rótulos e a ver tudo o que leva para além da carne de frango. O "susto" foi tão grande que prometi a mim mesma - alimentos processados estão fora da lista de compras!
Comecei a fazer em casa, dá um pouco de trabalho mas ficam tão bons e tão mais saudáveis! E económicos. Não compro o peito de frango à parte, compro frangos inteiros (mais barato) e em casa parto. Tiro o peito e com ele faço muitas coisas, incluindo estes deliciosos nuggets.



Ingredientes:
peito de 1 frango
sal e pimenta q.b.
sumo de 1 limão
pão ralado q.b.
2 ovos
farinha q.b.
azeite para fritar



Preparação:
Retire o peito ao frango. Limpe-o de peles e gorduras e retire os ossos.
Coloque os pedaços de peito numa tigela e tempere com sal, pimenta e o sumo de limão. Deixe marinar pelo menos 30 minutos, mas eu até os deixo de um dia para o outro.

Coloque o peito de frango num picador e veja que não tenha pevides de limão. Pique a carne até ficar uma pasta.
Agora monte a "fábrica de nuggets". Um prato com farinha, um prato com pão ralado, um com ovo batido e o peito de frango numa tigela.
Molde pequenas almôndegas de frango, com um pouco de farinha para não colar às mãos e ser mais fácil moldar. Achate-as para ficar com uns pequenos "discos". Passe pela farinha, depois por ovo e pão ralado.

Pode parar nesta parte e congelar os nuggets para cozinhar mais tarde. Ou então frite-os em azeite bem quente até ficarem bem douradinhos.
Cá em casa já não queremos outros!


Nota:
Podem fazer os nuggets no forno em vez de os fritarem. O melhor será untar o tabuleiro com um pouco de óleo, mas muito pouco, só para evitar que os nuggets peguem ao tabuleiro e levem ao forno a 180ºC para cozinharem sem queimar.

Podem ver o post sobre hamburgueres aqui



10 comentários:

  1. Eu também deixei de consumir produtos mais processados, pois eu olhava para o sódio e por aí adiante e assustava-me! Adoro fazer nuggets caseiros! Estes ficaram com excelente aspecto, já podiam ser para o meu almoço! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sódio foi mesmo uma das coisas que me assustou. Apesar de eu e o marido não termos problemas, nunca é demais prevenir. Ainda por cima que venho de uma família de hipertensos.
      E é tão divertido fazer nuggets, eu adoro também.

      Obrigada.
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar
  2. Olá! Têm muito bom aspecto! Será que dão para fazer no forno em vez de fritar? Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida!
      Com certeza que os pode fazer no forno. Coloque-os a uma temperatura não muito alta, uns 180ºC para cozinharem por dentro sem queimarem. Talvez tenha de untar o tabuleiro com um pouquinho de óleo ou azeite para os nuggets não pegarem, mas é mesmo só um pouquinho. Espero ter ajudado.
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar