segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Flor de Brioche com Doce de Ovos e Amêndoa

Com o frio apetece-me fazer mais bolos robustos. Massas levedas, bolos com frutos secos ou com frutas do tempo. Gosto do cheiro a canela pela casa pois lembra-me que o Natal está a chegar. Com o frio gosto de ligar o forno e deixar que o cheiro a bolo invada a casa.
Hoje apesar de sol, para mim está frio, eu sinto (espero não estar doente) por isso resolvi fazer este post e partilhar com vocês uma receita que eu gosto imenso de fazer. Uma massa de brioche com recheio de doce de ovos, com muita canela e amêndoa.



Receita base de brioche:
Dissolva 50gr de fermento padeiro fresco em 1,5dl de leite, junte-lhe 125gr de farinha e continue a amassar.
Adicione 2 ovos e 3 gemas e amasse bem.
Deixe levedar até aparecerem bolhas à superfície.
Nessa altura, adicione 90gr de açúcar, mais 1,5dl de leite, 80gr de manteiga à temperatura ambiente, uma pitada de sal, raspa de um limão, duas colheres de sopa de rum e, a pouco e pouco, 600gr de farinha e amasse bem.
Deixe levedar até obter o dobro do volume.

Receita de doce de ovos com amêndoa:
Leve ao lume um tacho com 150ml de água, 150gr de açúcar, casca de limão e 1 pau de canela canela. Deixe ferver e formar assim uma calda. Retire do lume, tire a canela e o limão e adicione 100gr de amêndoa moída. Mexa bem e leve de novo ao lume para ferver 2 minutos.
À parte bata 6 gemas. Retire a calda do lume e adicione às gemas, batendo sempre para não ficar com ovos mexidos.
Leve depois ao lume até engrossar e formar ponto de estrada, ou seja, ao passar a colher de pau, forma uma "estrada" e consegue ver-se o fundo do tacho. E esta pronto a usar mas deixe arrefecer um pouco.

Estenda a massa de brioche num rectângulo, cubra com o doce de ovos e enrole como se fosse uma torta. Corte em fatias grossas e disponha em forma de flor, numa forma redonda sem buraco que deve estar untada com manteiga e polvilhada com farinha. 
Salpique o bolo com amêndoa palitada e leve ao forno a 170ºC até estar cozido. Se vir que começa a ganhar cor muito rapidamente, cubra com papel de alúminio e deixe cozer.

É óptimo para o pequeno almoço, para acompanhar um chá ou um café.




4 comentários: