Doce de Maçã e Canela - Dia Um... Na Cozinha



Um novo mês chegou e com ele chegou também o desafio do grupo Dia Um... Na Cozinha!



Este mês o tema é algo que muito me agrada, doces e compotas. Gosto muito de fazer compotas, seja de maçã, de abóbora ou de frutos vermelhos, entre outros. Hoje trago-vos uma compota simples de maçã, com o travo da canela e um toque ligeiramente picante do gengibre. Uma receita simples, porque muitas vezes o melhor da vida está nas coisas mais simples.
Um bom mês de Novembro para todos vocês :) 



Ingredientes:
1kg de de maçã descascada e sem caroço 
500gr de açúcar
1 pau de canela
Sumo de meio limão
Gengibre ralado (do tamanho de um polegar)

Preparação:
Descasque as maçãs e retire os caroços. Parta as maçãs em pedaços pequeninos. 
Coloque-as dentro de uma panela. Acrescente o açúcar, a canela, o gengibre ralado e o sumo de limão.
Leve ao lume médio e mexa até o açúcar se dissolver e começar a ferver. 
Assim que ferver baixe o lume e deixe cozer até a maçã estar bem cozida, desfeita e com uma cor caramelo bem bonita. Coloque um pouco de compota num prato, abra uma "estrada" e se ela se mantiver a compota está no ponto certo. Significa que o açúcar atingiu o ponto de estrada.

Desligue e prepare o frascos. Para esterilizar os frascos, eu costumo coloca-los no microondas 2 minutos na potência máxima e as tampas coloco num tacho com água a ferver.
Coloque a compota dentro dos frascos e tape de imediato. 
Depois disto tudo costumo fazer outro processo. Ponho os frascos dentro de uma panela e deito água até meio. Levo ao lume e deixo ferver durante 10 minutos. Passado este tempo, desligo e deixo os frascos dentro da panela até arrefecer completamente. Com este processo a compota ganha vácuo e mantém-se boa durante mais tempo :)