terça-feira, 18 de novembro de 2014

Bolo Delícia de Chocolate com Chantilly

Já fiz este bolo há uns bons meses, foi na Pácoa. Até podem ver que tem amêndoas na decoração. Não sei porque na altura não o publiquei e depois ficou esquecido numa pasta do meu computador. Agora, ao ver o que foi publicado e o que ainda vai ser, vi este bolinho, mesmo a pedir para ser visto por todos vocês.
É um bolo simples, mas que ficou muito bonito e bem vistoso na mesa da Páscoa. E o melhor de tudo é que ficou delicioso!



Ingredientes:
Bolo:
200gr de manteiga
180gr de açúcar
5 ovos
1dl de natas
200gr de farinha
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de chá de fermento em pó
4 colheres de sopa de cacau em pó

Preparação:
Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo.
Adicione as gemas uma a uma.
Acrescente as natas e continue a bater.
Peneire a farinha, o amido de milho, o fermento e o cacau e adicione-os ao preparado de gemas.
Bata as claras em castelo e envolva-as sem bater ao preparado anterior.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e verta o preparado do bolo para dentro dele. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até estar cozido.
Retire do forno e deixe arrefecer por completo antes de montar o bolo.

Faça uma ganache de chocolate.
Leve ao lume 200ml de natas até estas começarem a ferver. Desligue e junte 200gr de chocolate partido em pequenos pedaços. Mexa bem até ao chocolate derreter por completo e formar um creme. Termine com uma colher de sopa de manteiga, bem incorporada, fará com que a ganache fique mais brilhante. Deixe arrefecer.

Para o chantilly:
Bata 200ml de natas com 4 colheres de sopa de açúcar. Comece por bater as natas e vá adicionando o açúcar aos poucos. Bata até obter picos cremosos.

Quando o bolo estiver frio, retire o papel vegetal e parta em 2 partes. Numa parte coloque o chantilly e sobreponha a outra parte do bolo. Por cima coloque a ganache de chocolate e decore a gosto. Na altura usei amêndoas de chocolate e fios de ovos.



5 comentários: