Bolo de Maçã com Crocante de Amêndoa

Outono lembra-me frutos secos. Lembra-me maçã e canela. Outono lembra-me chuva lá fora e forno ligado na cozinha. Outono para mim são bolachinhas com um chá quente.
Quando vi que o tema do desafio "Há vida para além da massa de atum" deste mês era as Sobremesas de Outono, lembrei-me da receita de um bolo que andava há muito para testar. É um bolo robusto, muito diferente daqueles bolos leves e fofos, este é húmido e decadente. No topo encontra-se um crocante de amêndoa que também nunca tinha experimentado mas que é uma delícia e dá vontade de comer o crocante mal sai do forno.
Esta é para mim uma sobremesa de Outono. Querem uma chávena de chá e uma fatia de bolo?



Ingredientes para o bolo:
3 maçãs
200gr de manteiga
2 ovos e 1 gema
2 chávenas de açúcar
2 chávenas e meia de farinha
1 colher de chá de fermento
50gr de amêndoa inteiras 
canela a gosto
manteiga e farinha para untar a forma

Ingredientes para o crocante de amêndoa:
200gr de amêndoa palitada
1 clara de ovo
4 colheres de sopa de açúcar



Preparação:
Descasque as maçãs e parta-as em gomos finos.
Derreta a manteiga e junte-lhe a maçã e o açúcar, envolva bem.

À parte, bata ligeiramente os ovos e a gema. Adicione à manteiga e volve a envolver.
Por último, peneire a farinha e o fermento e envolva tudo. Perfume com canela em pó. Piquei grosseiramente as amêndoas, com a faca por exemplo, e envolva na massa.

Prepare a forma. Unte-a com manteiga e polvilhe com farinha. Verta o preparado para dentro da forma e leve ao forno que deve estar quente a 170ºC até ficar cozido.



Agora prepare o crocante.
Forre um tabuleiro com papel vegetal ou tapete de silicone. Coloque a amêndoa espalhada. Polvilhe com o açúcar e misture bem. Junte a clara do ovo e misture para que todoa a amêndoa apanhe açúcar e fique húmida com a clara do ovo. Leve ao forno para tostar, mas tenha cuidado para não queimar e vá mexendo para a amêndoa ficar tostada por igual.

Quando o bolo estiver cozido, desenforme-o e deixe arrefecer. Termine colocando o crocante de amêndoa por cima.

Experimentem e digam se não fica uma delícia.



Com esta receita participo no desafio "Há Vida Para Além da Massa de Atum" organizado pelos blogues A Cozinha da Ovelha Negra e Coisas e Coisinhas

Este mês foi a Susana do blogue Basta Cheio que escolheu o tema, Sobremesas de Outono. Para mim este bolo é uma perfeita sobremesa de Outono, espero que também gostem.