World Bread Day 2014 - Pão Doce de Duas Maneiras

Hoje é dia do pão e eu queria muito partilhar alguma receita com vocês, mas não estava fácil. Não tenho nenhuma recente, que seja interessante. Lá andei a procurar em pastas e pastas de fotos e documentos de word com receitas experimentadas e lembrei-me de partilhar com vocês a minha receita base de pão doce. É uma receita muito versátil. Podemos fazer com vários formatos diferentes, com recheios e coberturas.
Mostro-vos duas formas. Uma trança de pão doce, delicioso para barrar com compota. E um pão doce com côco por cima, uma espécie de Pão de Deus.
Mas há tanto que podem fazer, recheio de doce de ovos e canela, creme de chocolate, juntar frutos secos. Tantas mas tantas variações. Espero que gostem, apesar da foto ser bem fraquinha...



Ingredientes:
50gr de fermento padeiro
3dl de leite
2 ovos inteiros
3 gemas
120gr de açúcar
80gr de manteiga à temperatura ambiente
1 pitada de sal
raspa de um limão
2 colheres de sopa de rum
750ge de farinha

Preparação:
Dissolva o fermento padeiro fresco em 1,5dl de leite, junte-lhe 150gr de farinha e continue a amassar.
Adicione os ovos e as gemas e amasse bem.
Deixe levedar até aparecerem bolhas à superfície.
Nessa altura, adicione o açúcar, o restante leite, a manteiga à temperatura ambiente, o sal, a raspa de um limão, o rum e, a pouco e pouco, a restante farinha (600gr) e amasse bem.
Deixe levedar até obter o dobro do volume.
Com esta massa base podem fazer um imenso número de bolos diferentes.

Divida a massa em duas. Uma dessas parte, molde-a para formar uma bola.

Numa tigela coloque 100gr de côco, 4 colheres de sopa de açúcar e 1 ovo. Misture bem e disponha por cima da bola de massa. Deixe levedar um pouco.
Pincele o pão doce com gema de ovos e leve ao forno a 170ºC até estar cozido.
Tenha atenção que poderá ter de tapar com papel de alumínio pois a gema de ovo pode queimar antes do bolo estar cozido no interior.

Com a outra parte da massa fiz uma trança simples. Dividi a massa em duas partes. Fiz 2 rolos e entrancei o melhor que consegui.
Pincele com gema de ovo e leve ao forno pré-aquecido a 170ºC.
Tenha também cuidado, e se necessário tape o bolo para não queimar.