quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Folhado com Doce de Ovos Aromatizado com Erva Doce

Uma das minhas mais recentes parcerias é com uma empresa de especiarias, a Spicy. Para além de um fantástico kit que ofereci num passatempo no Facebook, recebi também erva doce e pimenta rosa para experimentar.A semana passada apetecía-me um docinho e não tinha assim nada pratico para fazer. Lembrei-me da massa folhada que tinha no frigorífico, tenho sempre, fiz um doce de ovos rápido que aromatizei com um pouco de erva doce e em pouco tempo tinha a sobremesa pronta.
É tão confortante um folhadinho com um creme caseiro delicioso.



Ingredientes:
1 placa de massa folhada
150ml de água
150gr de açúcar
6 gemas
1 colher de chá de erva doce
casca de limão
1 colher de sopa de amido de milho
açúcar em pó q.b.



Preparação:
Leve ao lume um tachinho com a água, o açúcar e a casca de limão. Deixe ferver durante 4 minutos.
À parte bata as gemas com o amido de milho. Retire a calda do lume, tire a casca de limão e acrescente às gemas em fio, batendo sempre para as mesmas não cozerem. Queremos uma mistura homogénia, não ovos mexidos. Leve novamente ao lume até engrossar. Coloque a erva doce no almofariz e bata um pouco para partir mas sem ficar em pó. Queremos retirar todo o sabor da erva mas queremos vê-la no creme. Misture ao creme e reserve.



Corte a placa de massa folhada em duas. Pode cozer assim e depois colocar uma sobre a outra. Ou pode deixar uma parte assim e a outra parte cortar em tiras e fazer uma pequena brincadeira como eu fiz. Fiz uma espécie de "grades".
Leve a cozer ao forno, num tabuleiro forrado com papel vegetal. O forno já deve estar quente e programado entre os 180 e os 200ºC.

Assim que a massa estiver cozida, retire-a do forno e deixe arrefecer ante de colocar o creme numa parte. Por cima coloque a outra parte de massa folha e polvilhe com açúcar em pó.


2 comentários:

  1. Adoro massa folhada, incrível como combina com tudo!!! Ficou um mimo!!! Beijos! =)

    ResponderEliminar
  2. Está tão lindo! O efeito entrançado com a massa folhada fica mesmo fantástico.

    ResponderEliminar