Torta de Chocolate com Creme Pasteleiro

E para vos adoçar o dia decidi partilhar a receita desta torta. É muito simples de fazer mas nunca é demais partilhar. Por vezes não sabemos o que fazer para uma sobremesa, esta é uma excelente opção. Ficou uma delícia.

Tenho recebido alguns emails de leitores que gostavam de mais receitas salgadas e, de preferência as chamadas "receitas de um tacho só". Só para vos dizer que os vossos pedidos estão a ser "ouvidos" e estou a tentar escrever 5 posts do género, que espero serem úteis a mais pessoas.



Ingredientes:
5 ovos
180gr de açúcar
150gr de farinha
30gr de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento
1 pitada de canela em pó

250ml de leite
3 gemas
100gr de açúcar
1 colher de sopa de amido de milho
casca de limão
1 pau de canela



Preparação:
Pode começar pelo creme para depois ter tempo de arrefecer.
Leve ao lume o leite com a casca de limão e o pau de canela. Deixe ferver.
À parte bata as gemas, o açúcar e o amido de milho. Se for necessário para ajudar a dissolver, junte um pouco de leite frio.
Assim que o leite ferver misture-o às gemas, sempre a bater para não acabar com ovos mexidos. LEve novamente ao lume até engrossar. Reserve.

Para o bolo, separe as gemas das claras. Às gemas junte o açúcar e bata até obter um creme.
Bata depois as claras em castelo.
Peneire a farinha com o fermento e o chocolate.
À mistura das gemas junte as claras e o ingredientes secos. Um pouco de cada, alternadamente e envolvendo com cuidado.
No final, se gostar, junte um pouco de canela em pó para aromatizar.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e verta para lá o preparado do bolo. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até estar cozido.

Assim que o bolo estiver no ponto, tire-o do forno e vire-o sobre um pano polvilhado de açúcar. Cubra todo o bolo com creme pasteleiro, reservando só um pouco de creme para os acabamento. Enrole para formar a sua torta. É importante fazer isso enquanto o bolo ainda está quente, para enrolar sem partir.

No final apare as pontas para dar um acabamento mais bonito e pode colocar creme pasteleiro. Polvilhe com granulado de chocolate.