Bolo de Chocolate e Laranja

Com este tempo que se faz sentir nem parece que estamos em Setembro. É certo que as temperaturas ainda estão amenas, mas chuva, vento e trovoada como se tem sentido lembra-me o Inverno. Apetece-me ligar o forno, fazer bolachas, beber um chá quente, fazer uma sessão de cinema em casa com pipocas e tudo. Este tempo faz-me pensar no Natal e por isso ontem comecei a organizar a minha lista. Todos os anos há presentes caseiros e comestíveis para algumas pessoas e, este ano tenho ideias diferentes. Ideias que estou a pensar pôr em prática e ir partilhando com vocês. Mas isto é assunto para outros posts. 
Hoje o que vos trago é um bolinho de chocolate e laranja, bastante guloso e perfeito para acompanhar uma chávena de chá.



Ingredientes:
200gr de manteiga
180gr de açúcar
5 ovos
1dl de leite
Raspa de 1 laranja
50gr de chocolate em pó
200gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento



Preparação:

Numa tigela coloque a manteiga e o açúcar. Bata até formar um creme fofo.
Adicione as gemas, uma a uma, batendo entre as adições. Reserve as claras.

Adicione a raspa de laranja ao preparado das gemas e envolva bem.
À parte peneire a farinha juntamente com o fermento e o chocolate em pó.
Bata as claras em castelo bem firme.

Misture os ingredientes secos bem como as claras em castelo ao preparado das gemas. Vá misturando aos poucos, sem bater apenas envolvendo.

Prepare uma forma, unte-a com manteiga e polvilhe de farinha.
Verta o preparado do bolo para a forma e leve a cozer em forme pré-aquecido a 180C, durante 30minutos. Faça o teste do palito para verificar o ponto de cozedura do bolo e lembre-se que cada forno é diferente por isso pode precisar de mais tempo ou até de menos.



Bom proveito.