quarta-feira, 21 de maio de 2014

Resultado do desafio do chocolate - World Baking Day 2014

A semana passada lancei um desafio. Enviarem uma receita de um bolinho ou sobremesa para celebrarmos o World Baking Day. O ingrediente principal era o chocolate pois é o meu ingrediente favorito. 
Apesar de ter sido um desafio lançado com pouco tempo, ainda recebi algumas sugestões e todas elas bastante deliciosas.



(Atenção: Fiz uma alteração ao post pois faltava uma participação que infelizmente foi parar ao Spam.)  Do blogue Julie and Julia 365 dias com a bimby um delicioso bolo de chocolate. O Bolo de Chocolate da Julia que leva apenas e só 2 ovos!
http://julieandjulia365diascomabimby.blogspot.pt/p/blog-page_27.html?spref=fb



Ingredientes:
- 2 ovos
-400 gr açucar
-200 ml café forte
-325 gr farinha
-60 gr cacau ou chocolate
-1 pitada de sal
-1 colher de chá de fermento
-1 colher de chá de essência de baunilha
- 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
-235 gr leite
-0,5 chávena de oleo.


Preparação
Coloque todos os ingredientes no copo, excepto a farinha , o fermento e o bicarbonato, programe 20s/vel4, adicione os restantes ingredientes, e ponha mais 20s/vel4, retire coloque numa forma untada com gordura, e leve ao forno pré aquecido a 180 graus , durante 40 m +-. Retire e deixe arrefecer numa grelha.


Cobertura
- 350 ml água
- 1 lata leita condensado
- 1 saqueta gelatina de morango
- 10 morangos
coloque a gelatina e a água no copo , programe 7m/100gr/vel3, retire do copo e deixe arrefecer, entretanto coloque no copo 6 morangos e triture 30s/vel 9, junte o leite condensado e bata 20seg/vel4 , finalmente junte a gelatina já fria e misture mais 10s/vel 4. se achar que está muito liquida, leve a cobertura um pouco ao frio , antes de aplicar no bolo.



Do blogue Noz Moscada e Gengibre veio uma participação com aquele prato de chocolate que me dá um prazer enorme: Mousse de chocolate, mas esta feita com chocolate negro e limão. Imagino a delicia que deve ser!
http://nozmoscadaegengibre.blogspot.pt/2014/02/mouse-de-chocolate-negro-com-limao.html



Ingredientes:
250g Chocolate negro a 70% de cacau
2 Colheres de manteiga sem sal
5 Ovos
4 Colheres de sopa açúcar
1 Raspa de limão
1,5dl Natas


Preparação:
Parta o chocolate em quadrados e leve a derreter, em banho Maria, juntamente com a manteiga.
Separe as gemas das claras.
Bata as claras em castelo com 2 colheres de açúcar.
Bata as natas até duplicarem de tamanho com 2 colheres de açúcar.
Misture as gemas com a raspa do limão.
Junte as gemas com o chocolate e mexa bem.
Junte ao creme do chocolate as claras e envolva bem.
Junte por fim as natas e envolva bem.
leve ao frigorífico numa taça ou em tacinhas individuais até ao momento de servir.
Bom apetite.


Do blogue Sabores Leves recebi a receita de mais uma Mousse de Chocolate. Esta receita apresenta também algumas particularidades. É uma receita light, feita com chocolate com 70% de cacau e no lugar do açúcar, apresenta adoçante. Uma excelente sugestão para quem gosta de um docinho mas tem de cortar nas calorias.
http://saboresleveslena.blogspot.pt/2014/01/mousse-de-chocolate-light.html



Ingredientes:
100 gr de chocolate com 70% cacau
100 gr leite magro
3 folhas de gelatina
2 colheres de adoçante liquido
6 claras
Preparação:
Coloque as folhas de gelatina em água fria cerca de 6 minutos.
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e reserve.
No copo da bimby colocar o chocolate partido aos bocados e dar 2 ou 3 golpes no turbo, juntar o leite e programar 4 min, 90º, vel 1.
Espremer a gelatina e juntar ao chocolate, juntar também o adoçante e misturar 1 min, vel 3.
Adicionar as claras e misturar delicadamente com a espatula.
Distribua por 6 taças e leve ao frigorífico. Decore com framboesas.


A Sandra do blogue Docini enviou a sua participação. Um bolo de chocolate com recheio e cobertura de creme de caramelo. À minha vista está uma delícia, só tenho pena de não ter provado uma fatia. Assim sendo vai para a lista de receitas a experimentar!
http://docini.pt/blog/?p=313#sthash.bT45DEQh.dpbs



Ingredientes:
Massa
2 chávenas de chá de farinha de trigo
2 chávenas de chá de açúcar
6 ovos
1 chávena de chá de leite
6 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento

Recheio e Cobertura
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (use a medida da lata do leite condensado)
60 gr de manteiga
caramelo líquido a gosto

Preparação:
Para a massa do bolo, comece por separar as claras das gemas. Bata as claras em castelo com a batedeira, depois de bem batidas adicione as gemas e bata novamente até incorporar as gemas nas claras. Acrescente as 2 chávenas de açúcar e bata outra vez até obter um creme homogéneo.

De seguida, adicione as 2 chávenas de farinha de trigo, as 6 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de sopa de fermento e 1 chávena de leite. Bata novamente até incorporar todos os ingredientes e obter uma massa com bastante bolhas de ar.

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com um pouco de farinha, verta a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Deixe cozer o bolo cerca de 40 minutos em forno médio.

Passado os 40 minutos, verifique se o bolo está pronto, fazendo o teste do palito (espete um palito até ao fundo, se o palito sair seco e limpo, está pronto). Deixe arrefecer e corte ao meio para o rechear.

Depois de o bolo estar arrefecido, prepare o recheio e a cobertura. Para o recheio e a cobertura, coloque um tacho ao lume com 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite, 60 gr de manteiga e caramelo líquido a gosto (fui acrescentando o caramelo aos poucos, até chegar à cor e ao sabor que pretendia). Deixe engrossar em lume brando, mexendo sempre para não pegar e queimar.

Espalhe uma camada generosa em cima de uma das metades do bolo e coloque a outra metade por cima do recheio. Use o restante creme de caramelo para cobrir o bolo. Decore com chocolate granulado.


A minha querida Ana do blogue Recanto com Tempero, também fez questão de participar. E ainda bem que o fez. Mas que bela sugestão ela nos apresenta. Já não basta ser um bolo de chocolate, mas ainda tem morangos e chantilly. Que perdição.
http://recantocomtempero.blogspot.pt/2014/05/bolo-de-chocolate-negro-com-morangos.html



Ingredientes:

Para o bolo
. 200g de chocolate negro com 70% de cacau
. 200g de manteiga
. 6 ovos
. 200g de açúcar
. raspa de 1 laranja pequena
. 200mL de leite
. 200g de farinha de trigo com fermento
. 1 colher de chá de fermento em pó

Para o recheio
. 400mL de natas frescas para bater
. 100g de açúcar em pó
. 1 colher de chá de aroma de baunilha
. 300g de morangos

Para a cobertura
. 200mL de natas frescas para bater
. 200g de chocolate negro com 70% de cacau

. manteiga e farinha q.b. (para a forma)

Preparação:
. Faça o bolo. Num tacho em banho-maria, coloque a derreter a manteiga e o chocolate. Quando tudo estiver derretido, mexa até ficar um creme liso. Retire do lume.

. Parta os ovos e separe as gemas das claras. Às gemas, adicione o açúcar e bata até que fique um creme fofo e liso. Enquanto bate, junte aos poucos o chocolate derretido. Bata até que tudo fique bem misturado.

. Bata as claras em castelo bem firmes.

. Misture a raspa de laranja com o creme de chocolate.

. Em seguida, ao creme de chocolate, envolva alternadamente, com cuidado e aos poucos, a farinha peneirada, o leite e as claras batidas em castelo.

. Por fim, peneire e envolva também o fermento em pó.

. Coloque a massa numa forma com 24 cm de diâmetro sem buraco, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.

. Leve ao forno pré-aquecido nos 170ºC e deixe cozer durante 1 hora. Quando o bolo estiver cozido, retire-o. Desenforme o bolo com o topo virado para baixo e deixe arrefecer totalmente.

. Faça a cobertura. Num tachinho, leve ao lume as natas e deixe aquecer em lume brando. Quando estiverem bem quentes, adicione o chocolate partido em pedacinhos e mexa com uma vara de arames até que fique um creme liso. Reserve.

. Prepare agora o recheio. Bata as natas até que fiquem fofas e volumosas. Enquanto bate, adicione o açúcar baunilhado e o açúcar em pó aos poucos. Bata até que fique chantilly bem consistente. Depois triture os morangos e misture-os com o chantilly.

. Depois do bolo frio, corte com cuidado e na horizontal 3 fatias iguais. Coloque as 2 fatias de cima em pratos separados. Cubra a base do bolo com metade do recheio. Tape o recheio com a fatia do meio e acalque bem para que o creme fique bem espalhado. Verifique se o creme está bem espalhado e que abranja a totalidade do diâmetro do bolo. Tenha atenção para que as laterais do bolo fiquem sem creme para que depois seja mais fácil espalhar a cobertura de chocolate. Por cima, espalhe o restante creme e cubra com a última camada de bolo e acalque bem. Verifique as laterais novamente para que não fiquem com excesso de creme.

. Finalmente, coloque a cobertura. Com a ajuda de uma faca, espalhe o chocolate com cuidado pelo bolo todo. Tenha uma atenção especial para que a cobertura não se misture com o chantilly. Caso a faca se suje com o chantilly, mude-a imediatamente e lave-a.

. Decore o bolo ao seu gosto e leve-o ao frigorífico durante pelo menos 1 hora antes de servir. De um dia para o outro fica ainda mais saboroso!


Do blogue Iguaria Desigual recebi uma receita que me parece ser uma delicia. Sim, porque apesar de não ter provado, os olhos também comem! E saber que leva chocolate e nozes faz com que "quase" lhe sinta o sabor. Mas que bela iguaria!
http://iguariadesigual.blogspot.pt/2014/03/delicia-de-chocolate-com-nozes.html



Ingredientes:
6 ovos
180 g de açúcar
150 g de chocolate em tablete
150 g de margarina
50 g de farinha
Nozes e açúcar em pó q.b.

Preparação:
Bata o açúcar com os ovos até obter um creme fofo.
Adicione o chocolate e a margarina derretidos.
Junte a farinha.
Adicione as claras batidas em castelo.
Coloque
Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, em forma forrada com papel vegetal, de preferência.
Sirva com as nozes e decore com açúcar em pó.


A Marisa do blogue Doce Sobre(a)mesa não quis ficar de fora do desafio do chocolate, e fez muito bem!
A sua sugestão é o bolo de chocolate com queijo-creme e cerejas!!! Vejam bem!! Está na altura certa para experimentar esta receita, pois as cerejas começam a abundar nos nossos mercados.
http://docesobreamesa.blogspot.pt/2014/05/bolo-de-chocolate-com-queijo-creme-e.html




Ingredientes:
Massa
5 ovos
150g de açúcar
100 mL de Vaqueiro líquida
80g de cacau magro em pó
100 mL de leite morno
1 colher de sopa de aroma de baunilha
150g de farinha
50g de farinha Maizena
1 colher de chá de fermento

Creme
4 folhas de gelatina
100g de açúcar em pó
200g de queijo creme
200 mL de natas (1 pacote)
30 mL de brandy
20 cerejas (aproximadamente)
raspas de chocolate q.b.
cerejas para enfeitar q.b.

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com cacau em pó.
Bata bem as gemas com o açúcar, adicione a vaqueiro e volte a bater. À parte, dissolva o cacau no leite morno, junte também a essência de baunilha e junte ao preparado anterior. Volte a mexer tudo.
Peneire as farinhas, misture-as com o fermento e acrescente à massa, mexendo bem.
Bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente na massa. Verta para a fora e leve ao forno durante, aproximadamente, 35 minutos.

Entretanto, faça o creme: Demolhe as folhas de gelatina em água fria, reserve.
Misture o açúcar com o queijo creme. Bata as natas e envolva-as no preparado anterior. Aqueça o brandy e junte-lhe as folhas de gelatina escorridas e mexa até se dissolverem. Junte ao creme e leve ao frigorífico, para solidificar um pouco.

Retire o bolo do forno, deixe-o arrefecer. Depois de frio, corte-o ao meio (no sentido horizontal) e recheie com o creme. Por cima do creme, coloque as cerejas cortadas ao meio e já descaroçadas. Componha com a parte de cima do bolo e cubra com o restante creme. Decore com raspas de chocolate e cerejas.


A Elsa Silva, leitora e seguidora da minha página de Facebook, não tem blogue mas tem uma página muito bonita que vos convido a visitar Os Meus Bolinhos Caseiros, enviou a sua sugestão. Diz ela que é uma "modesta sugestão". Pode ser modesta, mas que é uma delícia disso não tenho dúvidas. 
O que acham deste Bolo de Chocolate com espelho de Caramelo? Eu acho que tem um aspeto divinal!




Ingredientes:
2 ovos
1/2chávena de chá de açucar
1/4 chav. de leite
1/2 cháv de manteiga
1 e 1/2 cháv farinha de trigo
1/2 cháv chocolate em pó
2 colheres chá fermento


Preparação do bolo:
Bater no liquidificador os ovos,o açucar, o leite e a manteiga derretida. Peneirar a farinha com o fermento e o chocolate e juntar a mistura do liquidificador, mexer com vara de arames. Untar uma forma de bolo inglês com manteiga e chocolate em pó, deitar a mistura e levar ao forno préaquecido durante 40 minutos a 180º. antes de desenformar deixar arrefecer.

Preparação do espelho de caramelo:
Levar ao lume 250 grs de açucar e 8 colheres de sopa de água, deixar ferver até fazer caramelo sem mexer. Juntar 2 dl de natas e mexer. deixar arrefecer e verter por cima do bolo. Decorar a gosto, eu pus lascas de chocolate branco que derreti previamente e deitei por cima de papel vegetal , quando secou foi só descolar e dar a forma que queria! 
Bom apetite!

A Xénia do blogue A Cozinha da Xénia, enviou a sua participação e eu adorei! Um bolinho daqueles óptimos para o pequeno almoço e para acompanhar um café, sabem? Eu simplesmente adorei! Gosto muito deste tipo de bolos, para o pequeno almoço de Sábado. E faço muitas vezes pois são os bolinhos favoritos dos meus avós. Por isso muito obrigado Xénia pela tua sugestão, vou com certeza experimentar!
http://acozinhadaxenia.blogspot.pt/2014/05/bolo-de-chocolate-com-limao.html



Ingredientes:
100 g de Chocolate em barra
50 g de Margarina
2 Ovos
100 g de Açúcar
1 Limão (raspa e sumo)
70 g de Farinha de Trigo
1 colher de sobremesa de Fermento em Pó
Preparação:
Derreter o chocolate com a margarina, até obter um creme.
Bater os ovos com o açúcar.
Juntar o chocolate derretido com a margarina e o sumo de limão e misturar bem.
Depois adiciona-se a farinha, o fermento e a raspa de limão, misturando mais um pouco.
Colocar a massa numa forma bem untada.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante uns 25 a 30 minutos ou até estar cozido.


A última participação chegou da Graziela, do blogue Vida de Desempregada. E terminamos da melhor maneira, com um Bolo de Laranja com cobertura de Chocolate. Graziela o teu bolo tem um aspeto absolutamente fantástico!
http://vidadedesempregada.blogs.sapo.pt/world-baking-day-bolo-de-laranja-com-146079





Ingredientes do bolo:
4 ovos
1 chávena de Açúcar mascavado
1/2 chávenas de farinha com fermento para bolos
Meia chávena de Vaqueiro líquida
1 cálice de licor Pimentinha (Chocolate e Piri-Piri)

Ingreientes do recheio:
Marmelada de laranja

Ingredientes da cobertura:
Meia tablete de chocolate
100ml de Natas

Preparação

1. Bata as gemas de ovos com o açúcar moreno.

2. Junte um cálice de licor e misture bem.

4. Numa taça à parte bata as claras em castelo.

3. Adicione manteiga, as claras e a farinha mexendo sempre.
4. Deite numa forma previamente untada com manteiga e farinha e leve ao forno médio durante cerca de 40 minutos.

5. Desenforme o bolo e deixe arrefecer um pouco.

6. Com a ajuda de uma linha circule o bolo e parta a toda a volta.

7. Recheie com a marmelada de laranja.

8. Num tacho em lume brando misture as natas e o chocolate.

9. Barre o bolo com o preparado e decore com bolacha de canela esmigalhada.

10. Conserve no frigorifico até à hora de servir.

Para mim foi um verdadeiro prazer este desafio. Espero que para todos vocês também tenha sido e que as sugestões apresentadas possam ser úteis a todos.
Podem também ver o albúm com as fotos de todas as participações no Facebook do blogue: https://www.facebook.com/prazercozinha


Quando escrevi e publiquei o post, faltava-me a participação da Marlene Teixeira do blogue Da Panela para o Coração. Foi uma falha, porque o email foi parar ao spam e eu só lá fui verificar por causa de um comentário da Marlene. Ainda bem que ela o fez, porque o seu bolo tem um aspecto tão delicioso que era uma tristeza enome não o divulgar. Obrigado Marlene pela participação.
Digam lá se o bolo brownie com cobertura de caramelo e amendoins não tem um aspecto delicios.
http://dapanelaparaocoracao.blogspot.pt/2014/04/bolo-brownie-de-chocolate-com-cobertura.html



Ingredientes: (para 8 a 10 pessoas)
| 150 gramas de chocolate negro para culinária
| 115 gramas de manteiga ou 120 ml de vaqueiro líquida
| 2 colheres (de sopa) de cacau em pó
| 200 gramas de açúcar branco
| 3 ovos tamanho L
| 1 colher (de chá) de extrato de baunilha
| 95 gramas de farinha de trigo com fermento


| 1 chávena de açúcar (equivalente a 200 gramas)
| 1/2 chávena de água (mal medida)
| 120 ml de natas
| 1 colher (de sobremesa) de manteiga com sal
| Amendoins q.b.
| Gelado q.b.

Preparação:
| Pré-aqueça o forno a 180 graus.
| Numa forma redonda de aro amovível de 24 cm, barre com um pouco de manteiga o fundo e os lados, forre com papel vegetal o fundo. Reserve.
|Num recipiente, preferencialmente de metal, coloque o chocolate partido em pedaços e a manteiga, e leve a derreter em banho-maria. Remova do fogão.
| Junte o cacau em pó e o açúcar, mexa bem com umas varas.
| Adicione o extrato de baunilha e os ovos, um a um, batendo bem em cada ovo adicionado.
| Por fim, junte a farinha e misture bem, apenas até estar incorporado.
| Verta o preparado na forma, espalhe bem e leve ao forno por cerca de 25 minutos.
| Verifique se está cozido com um palito, não deixe cozer demasiado.
| Prepare o molho de caramelo num tacho pequeno de fundo antiaderente colocar a água e de seguida o açúcar.
| Levar ao lume médio, e mexer apenas com a pega do tacho, fazendo movimentos circulares. Não mexer com colher de pau ou qualquer outro utensílio.
| Deixe dissolver o açúcar totalmente, e deixe ganhar uma cor alourada, mas não demasiado escura, para não queimar.
| Enquanto faz o caramelo, amorne um pouco as natas.
| Coloque o lume baixo quando estiver o caramelo no ponto certo, e junte as natas com muito cuidado para não se queimar, e aí sim, mexer bem com uma colher de pau.
| Retire do lume e junte a manteiga, dissolva.
| Deixe arrefecer, reservando.
| Toste ligeiramente os amendoins numa frigideira.
| Retire do forno o bolo brownie, desenforme e deixe arrefecer completamente numa rede.
| Coloque num prato e deite no topo os amendoins e verta o molho de caramelo.
| Sirva às fatias acompanhado de uma bola de gelado.
Agora irei fazer o sorteio e depois colocarei aqui e no Facebook quem irá receber um miminho da minha parte.
Obrigado a todos!

12 comentários:

  1. Excelentes sugestões! :)

    Mandei a minha participação por e-mail dentro do prazo, mas não deve ter recebido, pois a minha receita não está aqui! Mas não faz mal!
    Um próximo desafio!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marlene.
      Antes de tudo quero agrader as simpaticas palavras.
      Ainda bem que referiu que participou no desafio mas que não estava aqui a sua receita. Fui ao Spam e lá estava ela.
      Entretanto atualizei e coloquei a sua receita que bem merece estar aqui.

      Beijinhos e conto consigo para mais desafios.
      Cláudia

      Eliminar
  2. Isto é um desfile de beldades gulosas.
    Várias receitas para experimentar sem dúvida.
    Parabéns pelo desafio, ficou delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cristina :)
      Fiquei muito contente com o resultado final e com a adesão das pessoas.
      Adorei e tenciono voltar a repetir.
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar
  3. Beemmmm, que fantástico desfile de chocolate que vai para aqui!!! :D
    Parabéns a todos, este post está uma tentação :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Vânia. Ainda bem que gostaste!
      Num próximo desafio espero contar contigo linda :)
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar
  4. Que delicias! Boa sorte a todas ! ;)
    Elsa "Os meus bolinhos caseiros"

    ResponderEliminar
  5. Mas que belo desfile de chocolate!!! :D

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um desfile tão bom mas tão bom, que só me apetece ir para a cozinha :D
      Beijinhos Ana :)
      Cláudia

      Eliminar
  6. Cláudia,
    As receitas são todas espectaculares! Já gravei o link para futuras aventuras na cozinha ;)
    Beijinhos
    Vanda

    ResponderEliminar