terça-feira, 13 de maio de 2014

Mil folhas com cobertura de chocolate

Andam a circular pelos blogues de culinárias inúmeras versões dos Mil Folhas. Eu, que adoro este bolo, não podia deixar de os fazer, mas optei por fazer individuais e cobertos com chocolate derretido. Ficaram aprovados! Mas numa próxima vou experimentar fazer um grande com a cobertura tradicional.



Ingredientes:
| massa folhada
| 500ml de leite
| 6 gemas
| 1 pau de canela
| casca de 1 limão
| 2 colher de sopa de amido de milho
| 150gr de açúcar
| 100gr de chocolate

Preparação:
Utilizei massa folhada fresca, por isso foi só desenrolar e corta em rectângulos com o mesmo tamanho. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal. Por cima coloque outra folha de papel vegetal e um tabuleiro para fazer peso. Leve ao forno pré-aquecido a 200gr até a massa folhada estar cozida e bem douradinha.
Entretanto faça o creme pasteleiro.
Leve ao lume um tacho com o leite, a canela e o limão. Deixe ferver. À parte bata as gemas com o amido de milho e o açúcar. Junte o leite em fio batendo sempre para as gemas não talharem. Leve o creme ao lume para engrossar. Este processo é moroso pois temos de estar sempre a mexer ou corremos o risco do creme colar no fundo do tacho e queimar. Retire do lume assim que tiver a consistência desejada e deixe arrefecer.

Quando a massa e o creme estiverem frios é só montar o mil folhas. Utilize um rectângulo de massa para a base, coloque creme, outro rectângulo de massa, novamente creme e termine com um rectângulo de massa folhada.
Terminei o bolo com chocolate derretido simplesmente e amêndoa palitada torrada.

6 comentários:

  1. Não admira nada que tenham ficado aprovados! Ficaram lindos e apetitosos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro esse pastel, e realmente tenho visto imensos a circular nos blogues, mas eu conheço esse bolo não por mil folhas, mas sim por napoleão, pelo menos aqui no Porto/Gaia. Mas sei que noutras zonas do país, Viseu, Aveiro e outras chama mil folhas. Cada terra tem sem uso :)
    Ficou lindo. Eu um dia ainda vou fazer. Está em fila de espera.
    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oláaaaaa.
      Antes de tudo obrigada pela visita e pelas palavras.
      O meu companheiro diz-me o mesmo. Ele é de Vila do Conde, terra onde vivemos, e cá é napoleão. Em Barcelos, de onde sou, também é napoleão. Até porque os mil folhas na minha terra, são aqueles com o creme branco e massa folhada em cima e em baixo.
      Experimenta pois é uma delicia. Eu vou ver se consigo experimentar os tais com o creme branco, mas parece-me bem mais complicado.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Assim pequeninos ficaram um verdadeiro mimo Cláudia :) Um dose individual para matar a gula ;) hehe Ficaram lindos!! :)
    Ahhh...e já vi que passaste por lá e te lembraste do prémio ;) hehe
    Beijinhos *
    Vânia
    PS: Hoje, lá pelo blog neste link, é dia de "Há vida para além da massa de atum" e arrancamos com mais um DESAFIO!! E claro, adorava poder contar com a tua participação :)
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/05/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que gostaste. Cá por casa adoramos. É o bolo favorito do meu B., por isso já tás a ver.
    Eu vi o desafio e já estou a pensar o que fazer. Lá para o meio da próxima semana já te envio a minha participação. Não perco por nada :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar