quinta-feira, 18 de abril de 2013

Quiche de fiambre e bacon

 

Para o jantar do meu aniversário, que foi algo muito simples só com a família mais chegada, optei por fazer 2 entradas: quiche de fiambre e bacon e gambas panadas.

Hoje irei publicar essas duas receitas.

Começamos então pela quiche de fiambre e bacon. Decidi faze-la o mais simples possível e todos adoraram. Espero que vocês também gostem.

 

DSCF3290

 

Ingredientes:

- 1 placa de massa folhada

- fiambre em cubos q.b.

- 8 fatias de bacon

- 4 ovos

- 150ml de leite

- pimenta, sal e noz moscada q.b.

 

DSCF3289

 

Preparação:

Comecei por preparar a forma para a quiche, pincelando com manteiga. Coloquei depois a massa folhada e piquei o fundo da massa com um garfo.

Por cima da massa coloquei o fiambre em cubos. Pedi na charcutaria uma fatia de fiambre mais grossa do que o normal e depois em casa cortei em cubos, desta forma fica mais económico. Só usei metade da fatia, a outra metade embrulhei em papel de alumínio e congelei para outra quiche ou até para uma omelete.

À parte batia os ovos e adicionei o leite. Temperei com sal, pimenta e um pouco de noz moscada. Deitei esta mistura em cima da massa e só depois coloquei as fatias de bacon a tapar.

Levei ao forno pré-aquecido a 200º. Quando verifiquei que a mistura dos ovos estava a ficar cozida virei a quiche para poder cozinhar melhor o fundo da massa folhada. Para isso usei outra forma e com muito cuidado fiz a viragem.

Ficou delicioso tanto para entrada como foi o caso, como para uma refeição ligeira acompanhada por uma salada de alface, tomate, cenoura e couve roxa – A minha salada favorita.

1 comentário: