Terapia


Cozinhar para mim, para além de uma paixão é uma terapia. A sério que sim. Adoro ir para a cozinha e inventar. Pegar num receita e dar-lhe um toque pessoal. Há dias que tenho vontade de ficar na cozinha o dia todo, dedicar-me de corpo e alma à cozinha. Há dias em que me apetece e lá vou escrever as minhas receitas e desta forma vou atualizando o meu caderno de receitas. São tantas as receitas em pequenas folhas de papel que depois nem sei o que é o quê. Há dias assim, em que gostava de passar a vida de volta dos tachos.
Foi assim que saiu da minha cozinha esta bela tarte de amêndoa. Foi a sobremesa de um almoço de Domingo em família. Daqueles almoços calorosos em família. E foi devorada num abrir e fechar de olhos. E diz quem a comeu que estava divinal…

Tarte de Amêndoa
DSCF2624
Ingredientes:
Para a base:
- 100gr de manteiga
- 100gr de açúcar
- 2 ovos
- 3 colheres de sopa de leite
-150gr de farinha
- 1 colher de chá de fermento
- 1 colher de sopa de licor de amêndoa

Preparação:
Na tigela da batedeira coloque a manteiga à temperatura ambiente e o açúcar. Bata bem. Adicione os ovos um a um e bata mais um pouco. Junte o leite e o licor e envolva.
Peneire a farinha e o fermento e envolva no preparado anterior.
Coloque a massa numa forma de fundo amovível, untada com manteiga e polvilhada com farinha de forma a não colar e leve ao forno pré-aquecido a 170º até estar cozido.
Entretanto prepare o creme de amêndoa.
Ingredientes para o creme:
- 100gr de manteiga
- 100gr de açúcar
- 5 colheres de sopa de leite
- 120gr de amêndoa palitada
Preparação:
Leve ao lume um tacho com a manteiga, o açúcar e leite.
Deixe a manteiga derreter e mantenha no lume até se formar um tipo de xarope. Nesta altura retire do lume e adicione a amêndoa.
Assim que a massa estiver cozida, coloca-se este creme e volta-se a levar ao forno até a amêndoa estar douradinha.
E depois é vê-la desaparecer!