quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Guisado de carne com puré


A pedido de várias famílias aqui fica uma receita de salgados!!!
Sim, porque as minhas colegas “queixaram-se” que o meu blog é só doces!!! Tou a brincar meninas, as vossas opiniões para mim são muito importantes.
Bem, mas a semana passada cheguei a casa inspirada e quem saiu a ganhar foi a família.

Guisado de Carne com puré
DSCF2651
Ingredientes:
- 1kg de vitela da costela mendinha
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 folha de louro
- piri piri e sal q.b.
- 2 cenouras
- chouriço de carne
- azeite q.b.
- 1 colher de sopa de massa de tomate
- 1 copo de vinho branco

Preparação:
Estas receitas para mim, são sempre um pouco difíceis de vos escrever. Faço tudo muito a olho, misturo pozinhos de perlimpimpim e lá sai algo. Mas vamos a isto.
Pique a cebola e o alho. Coloque na panela ao lume com o azeite. Deixe a cebola lourar e ganhar cor. Quando a cebola tiver ganho cor junte a carne. Eu não a parti em pedaços pequenos, deixei-a cozinhar em pedaços grandes. A carne vai selar e ganhar cor e ao mesmo tempo larga sucos. Vai ser nesses sucos que a carne vai guisar, por isso não precisa adicionar água.
Adicione sim a folha de louro, piripiri e um pouco de massa de tomate. Deixe levantar fervura.
Assim que ferver adicione um copo de vinho branco e espere que levante fervura e coloque no mínimo. Deixe a carne guisar. A minha no total, cozinhou quase 1 hora e 40 minutos. Se necessitar adicione um pouco de caldo de carne, mas só se necessitar. Eu por exemplo, não necessitei adicionar nada.
Após uma hora junte as cenouras e o chouriço cortados às rodelas. Agora adicione sal. Vocês talvez achem estranho só após 1 hora juntar o sal, mas eu aprendi que o sal vai endurecer a carne de vaca quando adicionado no início da cozedura.
Deixe ferver e confira como estão os seus temperos.
Após o tempo de cozedura que já vos indiquei a carne estava macia, ela largava os ossos e estava deliciosa. O doce das cenouras, o salgado do chouriço e todos os outros temperos. O molho estava reduzido e espesso, mesmo muito bom. As cenouras estavam caramelizadas… Bem posso-vos dizer que todos adoraram.
DSCF2650
Servi com puré de batata.
DSCF2649
Espero ter conseguido escrever uma explicação clara, se algo não estiver muito bem por favor escrevam nos comentários.

1 comentário:

  1. Ficou uma carne com um aspecto bem tenrinho...
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar