quarta-feira, 3 de outubro de 2012

As 3 facas que uma cozinha deve ter


Sabia que cortar um legume ou um pedaço de carne com uma faca banal em vez de o fazer com uma faca de chef leva 4 vezes mais tempo e nunca se obtém um resultado tão bom. Se gostam de cozinhar, ficam aqui algumas dicas para saberem que facas ter na cozinha e para que serve cada uma. 

facas-cozinha_thumb[2]
(Foto Retirada da Internet)
Faca de chef
Uma faca de chef é essencial numa cozinha. É mais leve que as facas comuns, sendo excelente para cortar legumes finos ou de forma mais grosseira, servindo também para cortar carne. Uma faca de chef ideal é uma com cerca de 20 a 25 centímetros. Este tipo de faca tem uma lâmina que, se usada da forma correta, faz um bom trabalho, sendo apenas necessária uma tábua para cortar e uma mão firme. Uma faca deste tamanho permite cortar fatias compridas e, ao mesmo tempo bem finas, tudo devido ao comprimento e lâmina da mesma.
Faca de serra
Usar uma faca de serra para cortar é uma boa forma de prevenir cortes, pois é a mais segura de utilizar. É excelente para cortar pão, fruta, quiches, bolos, pizza, etc. É excelente para cortar alimentos de crosta mais rija, protegendo a parte interna mais delicada, como o pão. Uma faca de serra não serve para cortar alimentos como faz uma de chef: com um corte limpo. Porém, é excelente para cortar alguns legumes como tomates e até citrinos.
Faca de desbaste
Uma faca de desbaste é uma faca mais pequena e mais fina, com cerca de 8 a 12 centímetros, excelente para um trabalho de precisão. Serve para todo o tipo de trabalho de corte em alimentos distintos, pois é capaz de cortar pequenos alimentos sem destruir o seu interior. Alimentos como pêssegos, maçãs, alho, ervas, são alguns dos que apreciam este tipo de faca. Para descascar fruta, ou para fazer cortes mais elaborados, uma faca de desbaste é a ideal.
O que procurar numa faca
Uma boa faca de cozinha deve ser uma faca totalmente forjada com lâmina, feita de uma única peça de aço inoxidável para ter grande estabilidade. O metal deve ver-se inserido ao longo do cabo. O cabo é uma questão de preferência: a madeira é mais bonita, o plástico mais durável. Uma faca não deve ser muito pesada, especialmente no cabo: deve ter um equilíbrio entre a lâmina e o cabo, para se obter um bom manuseamento da mesma.



Sem comentários:

Enviar um comentário