quinta-feira, 20 de setembro de 2012

5 Nutrientes Essenciais para Crianças em idade escolar


Neste momento, por todo o país milhares de crianças e jovens estão a voltar à escola após uns meses de férias.
Todos já passamos por este fase e sabemos que nem sempre é fácil. O retomar de horários, de rotinas, em muitos casos a própria alimentação muda radicalmente. Mas os cuidados com a alimentação deve ser mesmo a maior preocupação de um pai
Ao ler este artigo verifiquei a sua importância e decidi partilhar com vocês.
Espero que seja útil a alguém, pois é um tema com muita importância.
5 Nutrientes Essenciais para Crianças em idade escolar
1. Cálcio
É importante para a formação e crescimento dos ossos e dentes, funcionamento das células e contração muscular. Pode encontrá-lo no leite e produtos derivados do leite (como iogurte e queijo), nas hortaliças de folha verde escura (como couve e brócolos), na sardinha, no salmão e nos moluscos (polvo e lulas). A absorção de cálcio é estimulada pela ingestão de alimentos ricos em vitamina D, como peixes gordos (salmão, sardinha e atum) e lacticínios.
2. Ferro
É importante para o desenvolvimento e desempenho cognitivo e psicomotor, respiração e constituição dos glóbulos vermelhos do sangue. Pode encontrar o ferro na carne, nos frutos secos, nos ovos, na beterraba e nos legumes verdes, como os espinafres.
3. Vitamina E
Esta é essencial para a manutenção das membranas das células (promove a integridade celular) e bom funcionamento dos neurónios. Pode encontrar a vitamina é no azeite, no salmão, no gérmen de trigo, nos ovos e nos vegetais de folha verde.
4. Vitamina C
Esta é fundamental para reforçar o sistema imunitário e facilitar a absorção de ferro. Encontra-a em muitos frutos. Os mais ricos em vitamina c são o quivi, a laranja, o morango, a clementina, a nectarina, a framboesa, o melão, a meloa, a manga, a anona, o ananás, a maçã, a melancia, a pera e o pêssego. Também está nos espinafres e nos vegetais verdes folhosos.
5. Fibras
As fibras são importantes para regular o trânsito intestinal, promover a saciedade e prevenir doenças crónicas na idade adulta. Pode encontrá-las nos vegetais verdes, na fruta com casca e nos cereais integrais.
Fonte: http://familia.sapo.pt/









2 comentários: